dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

A mandioca é a principal fonte de calorias para cerca de 500 milhões de pessoas no mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde é  cultivada em pequenas áreas com baixo nível tecnológico. Mais de 80 países cultivam mandioca, e o Brasil é o segundo maior produtor, com cerca de 15%  da produção mundial.

Um fator a ser considerado é que as raízes de mandioca /in natura/ são cada vez menos frequentes em grandes cidades e supermercados. Além da  pequena vida útil pós-colheita, esse produto não garante praticidade para  o consumidor e tem menores garantias de qualidade devido à falta de  informação sobre a origem. Considerando-se as exigências do consumidor e a  possibilidade de aumento da vida útil das raízes e da renda para o produtor por meio da agregação de valor ao produto, uma das alternativas é submeter as raízes a alguma forma de processamento. Entre elas estão: 
raízes minimamente processadas, resfriadas (redução da temperatura sem congelar), congeladas cruas, congeladas depois de cozidas (fritas e toletes), esterilizadas a vácuo e fritas (/chips/).

A mandioca minimamente processada é submetida as etapas de lavagem em água corrente, pesagem, descascamento (película externa), seleção (descartar as raízes ou partes de raízes que apresentem alguma alteração), lavagem  novamente em água corrente, descascamento, pesagem (cálculo de rendimento do processo), corte, desinfecção (eliminar os microrganismos), antioxidante (ácido cítrico para evitar o escurecimento –– o que não é obrigatório), escorrimento da água, embalagem em sacos plásticos, armazenamento sob refrigeração (temperatura baixa sem congelar) e
comercialização (venda) do produto (de preferência diretamente ao cliente). Esse produto pode ser fornecido ao consumidor somente resfriado ou pode ser congelado. O produto pode também ser submetido ao processo de  vácuo.

 A obtenção de raízes de mandioca congeladas depois de cozidas (toletes e palitos) consiste nas etapas de descascamento, corte, seleção, cozimento,  congelamento e embalagem. A esterilização a vácuo é obtida por meio de  descascamento, lavagem e corte, cozimento a vapor e embalagem a vácuo. As  raízes fritas tipo /chips /são submetidas ao descascamento, pré-cozimento, corte, fritura, embalagem e armazenamento. Para todos os processos citados, devem-se utilizar raízes de mandioca de boa qualidade,  recém-colhidas, sem danos mecânicos e com tamanho e diâmetro uniforme.
Algumas etapas como colheita, transporte, descascamento, seleção, lavagem  e recepção das raízes são comuns a todos os processos.

Para obter-se um produto de boa qualidade, é de fundamental importância que sejam considerados alguns fatores, tais como: utilização de variedades adequadas para a finalidade desejada, manuseio adequado das raízes desde o  campo até a mesa do consumidor. A colheita das raízes é uma etapa importante do processamento e deve ser realizada nas primeiras horas do dia para evitar a rápida deterioração do produto por causa do calor que  pode ser absorvido pelas raízes durante o dia. Quanto mais isso ocorrer,  menor será a sua durabilidade. A colheita de raízes de mandioca pode ser 
realizada de forma manual, mecanizada ou semimecanizada. Nessa última, são  utilizados fofadores, que facilitam o arranquio das raízes. É preciso observar que esse equipamento danifica muito as raízes. Outros cuidados importantes adicionais devem ser tomados, tais como: evitar danificar as raízes no arranquio e na separação da raiz da planta ou da cepa; evitar bater ou jogar as raízes (pois isso propicia o apodrecimento e sabor  amargo); selecionar as raízes de tamanho e formato adequado e armazenar  para o transporte, em caixas do tipo K ou plásticas retornáveis.

Após a colheita, as raízes devem ser transportadas o mais rápido possível  para um local fresco e não devem permanecer em contato direto com o sol. O ideal seria resfriar o produto para retirar o calor de campo em água fria ou em câmara fria. Como isso ainda é muito difícil de ser realizado na  grande maioria das propriedades rurais, recomenda-se o transporte do  produto rapidamente para a sombra. No trajeto do campo para o galpão de preparação ou para a venda do produto, ele deve ser coberto com lona apropriada ou restos de culturas, como capins secos, por exemplo.

As condições adequadas de armazenamento das raízes de mandioca de mesa /in  natura/ (inteira, sem processar) após a chegada do campo é, de preferência, em refrigeração com temperatura em torno de 3 ºC e umidade relativa alta, em torno de 95 %. Se não for possível, o produto deve ser mantido à sombra e comercializado o mais rápido possível, pois sua durabilidade é muito pequena. As raízes de mandioca é um produto vivo e,  por isso, após a colheita irá consumir suas reservas para manter-se nessa condição. Quanto mais adequado for o manuseio do produto, maior será a sua
durabilidade.

Os fatores que afetam a conservação das raízes de mandioca após a colheita  consistem no escurecimento das raízes, que está diretamente associado com  os danos mecânicos (compressão, impacto, vibração) que ocorrem durante a colheita e manuseio inadequado após a colheita. Essa alteração inicia-se  nos locais onde ocorrem esses danos e se espalham por toda a raiz. Os  cortes, batidas, arranhões e outros ferimentos também servem de porta de entrada para os microrganismos que causarão o apodrecimento das raízes. 

Quanto à deterioração pelo escurecimento, a maior ou menor resistência das raízes de mandioca está relacionada com o clima, o solo, a cultivar, a  idade da planta, o método utilizado na colheita e o transporte e  armazenagem das raízes. A composição química e a concentração de enzimas  (que fazem parte da própria raiz) e substratos (nesse caso, o ar  atmosférico), provavelmente, são as principais responsáveis.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ezequiel
10/07/2018 13:57:50
Muito bom o artigo, foi bastante útil.
Os cuidados pós colheita com certeza fazem muito diferença na qualidade do produto final.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Horticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada